As oportunidades estão por aí, em toda a parte, a todo momento. O importante é estarmos preparados para elas. Preparados também para compreender as mudanças que estão ao nosso redor e as mudanças que precisamos, ou talvez precisemos fazer para poder abraçá-las.
Já passei por muitos desafios pessoais e profissionais, mas claro, não me julgo a única “privilegiada” … Todos temos desafios o tempo todo, todos temos oportunidades de auto superação.
O importante é não nos compararmos a ninguém. É conhecermos a nós mesmos, fazermos a gestão de nós mesmos.
Gosto muito de uma frase do Imperador romano e filósofo, Marco Aurélio: “Você não pode controlar o que te acontece, mas pode controlar como reage a isso; controlar a sua mente” – isso é Inteligência Emocional, que tanto falamos hoje e que está até se banalizando como expressão.
Nós podemos o que quisermos. Basta queremos, de verdade! Porque quando sabemos o que queremos, criamos uma ideia, uma “estratégia” e a seguimos.
O que não podemos é nos fragilizar. O que não podemos é achar que será fácil, porque nunca é.
Uma antiga cliente minha, na Colômbia, costumava dizer: “Todos que são bons, chegam lá. Mas para ser alguém, realmente com resultados diferenciados, é preciso correr a milha extra”. – Isto ficou em mim..É preciso esforço.
Não podemos olhar o bastidor alheio da nossa coxia e achar que somos piores. Síndrome do Impostor, não é?! – Pois é! Não podemos deixar que isto tome conta de nós. A nossa competição só pode ser com nós mesmos.
Ouvi também, recentemente, uma linda frase de Nelson Rodrigues, dita pela Fernanda Montenegro: “Eu consegui ser a melhor versão de mim mesmo”.