Olhando para os desempregados de longa duração em países como Brasil, Índia, Itália, Cingapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, o que você descobre é que 40 a 70 % deles têm entre 45 e 50 anos. A realidade é que quando você atinge uma certa idade, fica muito mais difícil para você ser empregado.
A nova pesquisa publicada pela McKinsey & Company trouxe alguns insights importantes sobre isso. As respostas revelaram um padrão consistente de preconceito contra trabalhadores com 45 anos ou mais em todas as regiões.
- Quando você tem mais de 45 anos, há uma realidade muito dura: os empregadores olham para você de uma maneira muito diferente, principalmente quando você está buscando mudar de carreira.
- A partir de 2050, 4 a cada 10 pessoas estarão com mais de 50 anos. Por isso, se as empresas não começarem a trabalhar essa mudança de percepção, o impacto econômico causado pelo preconceito da idade será enorme.
É preocupante que o mundo não seja capaz de tirar proveito da produtividade e da experiência dessa população.
Veja abaixo alguns pontos interessantes da pesquisa, sobre o desempenho dos profissionais dessa faixa etária 👇
- 87% dos profissionais com mais de 45 anos estão tendo um desempenho tão bom, se não melhor, do que seus colegas mais jovens.
- 90% deles são vistos como tendo um longo potencial de retenção, se não mais do que seus pares mais jovens.